trabalho PO
Pesquisa operacional é a aplicação de métodos científicos a problemas complexos para auxiliar no processo de tomada de decisões, tais como projetar, planejar e operar sistemas em situações que requerem alocações eficientes de recursos escassos.
2-TECNICAS DE PESQUISA OPERACIONAL
Algoritmos Genéticos
Algoritmos Genéticos são algoritmos de busca estocásticos que têm desenvolvimento e funcionamento vinculados à genética, em que todas as novas espécies são produzidas por meio de uma seleção natural em que o mais apto sobrevive gerando descendentes.
Análise Multicritério de apoio à decisão
Consiste em um conjunto de técnicas para auxiliar um agente decisor – indivíduo, grupo de pessoas ou comitê de técnicos ou dirigentes – a tomar decisões acerca de um problema complexo, avaliando e escolhendo alternativas para solucioná-lo segundo diferentes critérios e pontos de vista.
Cadeias de Markov
Suponha que um sistema físico ou matemático esteja sofrendo mudanças tais que a cada momento ele ocupa um numero finito de estados (ou situações). Suponha que o tal sistema muda com o tempo deum estado para o outro e que em instantes pré-determinados observamos o estado do sistema. Este processo de mudança de um estado para outro é chamado de uma cadeia ou um processo de markov.
Data Envelopment Analysis – DEA
É uma ferramenta da estatística não-paramétrica que avalia a eficiência de unidades tomadoras de decisão (DMUs, da sigla em inglêsDecision Making Units), comparando entidades que realizam tarefas similares e se diferenciam pela quantidade de recursos utilizados (inputs) e de bens produzidos (outputs).
Grafos
A teoria de grafos tem extensiva utilização em matemática aplicada, pois demonstra ser uma poderosa ferramenta para a modelagem de diversas situações reais em, entre outros, física, química, biologia, engenharia e pesquisa operacional.
Modelos de estoques
São os que dizem respeito com duas decisões: quanto ordenar num