Trabalho PLT Comportamento Organizacional
Você aprendeu que qualquer organização pode ser interpretada como um sistema sócio-técnico estruturado, isto é, formado de três subsistemas básicos, de acordo com o instituto Tavistock. Imagine agora que a organização onde você trabalha ou estuda está passando por um processo de mudança e inovação com a introdução do MRP, uma intervenção típica do subsistema técnico. Que outras alterações devem ser previstas e realizadas nos demais subsistemas para que tal inovação tenha resultados satisfatórios? Discuta com seu grupo de trabalho e faça uma relação de tais alterações.
Resposta:
Sistema é qualquer entidade, conceitual ou física, composta de partes que se inter-relacionam, interatuam ou interdependentes, dotada de um objetivo, pois, se não tiver um objetivo não é considerada um sistema.
A organização é um sistema sociotécnico estruturado entre o subsistema técnico que são instalações físicas,ferramentas,materiais,máquinas e o subsistema social que compreende as pessoas, suas características físicas e psicológicas, envolvendo a comunicação e relacionamento interpessoal, habilidades e capacidades.
O objetivo do MRP é reduzir os níveis de estoque, aumentar a capacidade de produção, aumentar os lucros e ter um maior investimento liberando o capital de giro e espaço físico, agilidade na produção e entregas, previsão da quantidade a ser vendida para não correr risco de faltar ou mesmo sobrar muito produto em estoque. Essa é uma típica intervenção do subsistema técnico mas para que isso ocorra e tenha um resultado satisfatório depende também do subsistema social.
O subsistema técnico e social estão interligados e qualquer mudança que um desses sistemas fizer sem que o outro esteja preparado pode causar muito problema para a organização. Então para que o pior não aconteça, com a implantação do MRP, o subsistema social deve se preparar para essa inovação e se adaptarem as novas