Trabalho Plantas - A Laranjeira
E A SUAS INTERAÇÕES COM O MEIO - Diversidade nas Plantas - “ A LARANJEIRA”
A LARANJEIRA
É frequente encontrarmos de norte a sul do nosso país, grande número de laranjeiras. Assim sendo, vamos estudar a organização desta planta tão conhecida e a partir daí rever as características dela.
Ao estudá-la verificamos esta planta com flor é constituída por diferentes órgãos
RAÍZ, CAÚLE e FOLHAS, e que ao longo do seu ciclo de vida, as laranjeiras podem ainda apresentar outros órgãos, como as FLORES e os FRUTOS.
Raíz - Órgão responsável pela absorção de água e sais minerais, pela fixação da planta ao solo e pela armazenagem de substâncias de reserva ao solo. Sendo de forma a prumada e situação subterrânea.
Caúle- Órgão responsável pelo transporte dos nutrientes e pelo suporte de ramos, folhas, flores e frtutos, tendo como forma e situação caules aéreos, lenhosos e ramificados.
Folha - Órgão responsável pela captação da luz do sol e produção de alimentos para a planta, e apresentando folha caduca.
Flôr - Órgão responsável reprodução da planta.
Fruto - Órgão responsável pela protecção da semente e auxiliar a sua dispersão.
As árvores crescem sós. E a sós florescem. Começam por nada. Pouco a pouco se levantam do chão, se alteiam palmo a palmo. Crescendo deitam ramos, e os ramos outros ramos, e deles nascem folhas, e as folhas multiplicam-se. Depois, por entre as folhas , vão-se esboçando as flores, e as flores produzem frutos, e oos frutos dão sementes, e as sementes preparam novas árvores…