trabalho piic contabilidade
No processo de controle gerencial os métodos de avaliação de estoques é de extremamente importante, abrange as atividades de planejamento, organização e controle, foca-se no fluxo de materiais e estoque na organização. As empresas utiliza esses métodos não só para um avanço nos estudos da área de custos, mas também como uma necessidade da empresa, já que elas possuem diferentes estratégias para abordagem e resolução de seus problemas. Os métodos mais comuns utilizados para avaliar o estoque são o custo médio e PEPS (Primeiro a entrar, primeiro a sair) e UEPS (último a entrar, primeiro a sair).
O principal objetivo desses métodos é separar o custo dos produtos entre o que foi vendido e o que permaneceu em estoque. A entrada no estoque de determinada matéria- prima, normalmente com custo diferentes entre si, vão influenciar o valor das saídas desse estoque, base para o custeio do material aplicado na produção. Por isso é necessário a utilização de algum desses métodos, já que os custos do produto e do estoque estão ligados.
Custo Médio
Este método também é chamado de método da média ponderada ou média móvel. É aceito pelo fisco e usado amplamente. Os estoques são avaliados pelo custo médio de aquisição, apurado na entrada de mercadorias, ponderado pelas quantidades adquiridas e pelas anteriormente existentes.
PEPS (Primeiro a entrar, primeiro a sair)
No método PEPS, usa-se o custo do lote mais antigo quando da venda da mercadoria até que se esgotem as quantidades desse estoque, daí parte-se para o segundo lote mais antigo.
UEPS (Último a Entrar, Primeiro a Sair) É um método de avaliar estoque. O custo do estoque é determinado como se as unidades mais recentes adicionadas ao estoque (últimas a entrar) fossem as primeiras unidades vendidas (primeiro a sair). O custo dos itens vendidos tende a refletir o custo dos itens mais recentemente comprados.
Exemplo do Método de avaliação de estoque
bibliografia: