Trabalho pga
Use a expressão corporal
Dividir mentalmente plateia em quadrantes ajuda a distribuir atenção de maneira igual, diz Patrícia Rocha
Pesquisas indicam que mais da metade do impacto da comunicação – 55% - é não verbal, de acordo com Patrícia Rocha, consultora da Sher Marketing e professora de cursos de MBA e pós-graduação. E, se o tom de voz responde por outros 38%, as palavras, propriamente ditas, ficam com apenas 7% do poder de influência de uma mensagem.
A postura e a linguagem corporal são muito importantes para transmitir segurança e equilíbrio durante uma apresentação”, diz a especialista.
1 Movimente-se
“O profissional deve usar o espaço que ele tem disponível durante a apresentação”, diz Patrícia. Pelo menos três momentos devem ser marcados por movimentação no palco ou na sala da apresentação, de acordo com ela.
“Na abertura, ele deve ficar mais próximo da plateia, durante o desenvolvimento da apresentação deve mudar de lugar e no fim também deve se movimentar”, explica.
O ideal é fazer a marcação dos lugares antes, caso a apresentação seja feita em um palco. “A movimentação deve ser harmônica e calma”, lembra Patrícia.
Erros comuns: Movimentos repetitivos, como, por exemplo, ficar chacoalhando a perna vão roubar a atenção do público e transmitir uma sensação de ansiedade para a plateia. Fuja de movimentações aleatórias. “Não pode ficar andando e falando”, diz Patrícia.
2 Gesticule, mas com harmonia
Os gestos com as mãos podem ser aliados na hora de explicar tópicos da uma apresentação. “Por exemplo, a pessoa que vai falar sobre três itens pode enumerar com a mão”, diz Patrícia.
A movimentação dos braços, no entanto, deve ser mantida entre a linha da cintura e do ombro. “Não é indicado levantar muito os braços”, diz Patrícia.
Erros comuns: Deixar as mãos no bolso, os braços cruzados ou cruzar as mãos atrás do corpo.
3 Movimento deve interagir com os slides
Em uma apresentação o movimento do corpo deve ser