Trabalho Pendulo fisico
INSTITUTO DE FÍSICA
DEPARTAMENTO DE FÍSICA GERAL
FIS122 – FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II-E / LABORATÓRIO
TURMA P25
DATA: 04/04/2014
EQUIPE: JOSÉ PEDREIRA DE MACEDO NETO
LUCAS EVANGELISTA
DAVID DE ALMEIDA
PÊNDULO FÍSICO E PÊNDULOS SIMPLES
ACOPLADOS
INTRODUÇÃO
As oscilações desempenham um papel fundamental na física, seja na mecânica, na acústica ou na eletricidade.
Um sistema massa-mola é a realização mais simples de um oscilador harmônico: um corpo (massa), acoplado a outro corpo (mola) é mantido em sua posição de equilíbrio. Se deslocado de sua posição de equilíbrio, o sistema oscila, sofrendo a ação de uma força restauradora que tende a trazer a massa para o ponto de equilíbrio. Esta força nada mais é do que a tendência da mola em retomar seu estado original.
•
Pêndulo simples : é um modelo idealizado constituído por um fio inextensível de massa desprezível e por um corpo puntiforme suspenso por este fio. Quando este corpo é retirado da sua posição de equilíbrio e em seguida largado, ele oscila em torno da sua posição de equilíbrio. O pêndulo simples executa oscilações harmônicas se afastado por pequenos deslocamentos (ângulos menores que 15º) da sua posição de equilíbrio. O elemento de inércia neste pêndulo é a massa do corpo e a força restauradora é devida à gravidade, a qual força o corpo a retornar para o ponto mais baixo. Ao acoplarmos dois pêndulos simples, que são sistemas físicos independentes, estes se influenciam mutuamente: este fato pode ser observado pela troca de energia entre eles e na mudança da trajetória de um ou de ambos os pêndulos após o início do movimento acoplado.
•
Pêndulo físico : é um sistema real (não idealizado) que se utiliza de um corpo com volume finito e massa bem distribuída, e não concentrada em um único ponto como no pêndulo simples. Na posição de equilíbrio, o seu centro de gravidade está diretamente abaixo do eixo de rotação do pêndulo. Quando o