trabalho pedagogico
Estamos cientes de que lecionar para jovens, adultos e idosos que nunca freqüentaram o ensino regular, ou abandonaram antes de te-lo concluído, configura-se num grande desafio para o professor, pois exige que o educador administre diferentes aspectos: as condições socioeconômicas dos educandos, sua trajetória escolar interrompida, sua história de vida marcada pela exclusão, além do pouco tempo para realização de um trabalho efetivo que possibilite o desenvolvimento das potencialidades dos alunos de forma global.
Mediante a essa realidade citada acima a EJA tem um importante papel de reverter essa realidade de exclusão social vivida pela maioria dos alunos que freqüentam as salas de aula da EJA.
O professor da EJA torna-se um dos principais protagonistas no processo de ensino e aprendizagem desses adultos fora de faixa, pois recai sobre ele a grande responsabilidade de preparar esses alunos para conquistar uma posição mais digna na sociedade, para que assim possa usufruir dos benefícios tecnológicos da modernidade e exercer a sua cidadania de forma consciente.
Com este trabalho buscamos diagnosticar qualificação dos professores que atuam na EJA.
Será que o professor da EJA esta realmente qualificado para exercer o papel de educador de forma efetiva? Os alunos da EJA estão concluindo seu curso e saindo habilitados para darem continuidade os seus estudos em outros níveis? 2 Breve histórico da Educação de Jovens e adultos no Brasil Década de 1920
. Realização de campanhas para a erradicação do analfabetismo.
Decada de 1940
. A educação de jovens e adultos começam a se afirmar no campo das