trabalho pcp
Mas o sistemas que tem mais entradas do que saídas, ou seja, o sistema que acumula insumos por receio de retardar por falta deles, tambem perde eficiência, pois tem excesso de recursos não utilizados. Assim, a escassez ou excesso de insumos ou entradas constituem extremos que devem ser evitados cujas em qualquer sistemas de produção.
E quando suas saídas são maiores do que a demanda do meio externo, elas tendem a ficar retidas dentro do sistema ou em sua periferia, aguardando op momento de serem liberadas.
Como soistemas abertos, as empresas procuram continualmente manter níveis de estoque de MP adequados às suas necessidades e níveis de estoque de PA às do meio externo. o estoque da empresa está geralmente localizado no almoxarifado (MP), no depósito final (PA) e em processamento no subsistema de produção (materias em processamento ou materiais semiacabados).
O controle de estoque procura manter os níveis de estoque em proporções adequadas e de acordo com limites razoáveis às necessidades da empresa e às demandas do mercado.
CONCEITO DE ESTOQUE
Estocar significa guardar algo para utilização futura. Se a utilização for muito remota no tempo, seu armazenamento irá se tornar prolongado: ocupa espaço alugado ou comprado, requer pessoal para guardar, significa capital empatado, precisa ser seguro contra incêndio ou roubo etc.
O segredo está em conhecer o meio-termo e aplicá-lo a todos os itens de estoque.
Item de estoque é qualquer matéria-prima, material, componente, ferramenta ou produto acabado.
Fornecedor é a empresa que prosuz ou comercializa os insumos necessarios para o processo produtivo da empresa. O suprimento ou fornecimento constitui o ato de proporcionar a entrada dos insumos ou itens