trabalho PCI
Introdução
Barramento é um caminho que serve para a comunicação dos componentes de alto nível de um computador. Nos primeiros computadores existia apenas um tipo de barramento: o de sistema. Mas com o desenvolvimento computacional, novos tipos de barramento surgiram: barramento de sistema, de expansão e em alguns computadores, também existe os barramentos de alta velocidade, que aumentam o desempenho do computador consideravelmente.
Existem vários tipos de barramentos exemplos deles são: a ISA (Industry Standard Architecture) barramento que é comum em computadores antigos, primeira versão trabalhava com transferência de 8 bits por vez e clock de 8,33 MHz. Outro exemplo é o Barramento AGP a primeira versão do AGP (chamada de AGP 1.0) trabalha a 32 bits e tem clock de 66 MHz. Existem ainda os barramentos: AMR, ACR, e CNR. E por fim vem o barramento PCI o barramento que será apresentado a seguir.
História do PCI
O PCI é um barramento de alto desempenho, ele tem como função conectar os componentes do computador ao processador, esse barramento foi considerado o sucessor do ISA. Surgiu no começo da década de 90, fabricado pela Intel, tinha como características: o recurso Bus Mastering que permitia que os dispositivos conectados pudessem comunicar com a memória RAM sem que o processador tivesse que parar o que estava fazendo anteriormente. Outro fator que fazia do PCI um barramento atrativo era sua velocidade, capaz de transferir dados a uma velocidade de 132 MB por segundo, transferências feitas a 32 bits e possuía um clock de 33 MHz. Por fim uma última característica desse barramento é o Plug and Play esse mecanismo permitia que a BIOS reconhecesse automaticamente os dispositivos que são conectados ao barramento. O PCI se tornou um dos barramentos mais populares que