TRABALHO PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO POPULAR
VITÓRIA
2015
Paulo Freire e a Educação Popular
Este trabalho irá abordar o tema
‘educação popular’ relacionado à
Paulo Freire. Serão apresentadas suas contribuições à educação popular, seus métodos, sua biografia e as importantes obras deste homem que foi um dos maiores educadores brasileiros.
Autores: Pâmela Fagundes, Pâmela Oliveira, Priscila Bassane, Patrícia Santos, Romeu Barbosa, Maressa Ribeiro, Katiane Loureiro, Vanleide Loureiro, Samuel Guimarães, Jocirléia Morais e Geane Gomes.
Vitória
2015
Paulo Reglus Neves Freire, nascido em Recife em 1921, foi um importante educador brasileiro, reconhecido em todo o mundo. Formou-se em direito na universidade do Recife e não exerceu a profissão, escolhendo o magistério. Dirigiu o departamento de educação e cultura do SESI, onde teve contado pela primeira vez com a alfabetização de adultos. Foi professor de história e filosofia da educação e um dos primeiros brasileiros a serem exilados por suas ideias pedagógicas inovadoras. No exilio trabalhou como professor na Universidade de Harvard, durante dez anos seguintes foi Consultor especial do departamento do conselho mundial das igrejas, em Genebra (Suíça). Nesse período, deu consultoria educacional junto a vários governos do Terceiro Mundo, principalmente na América Latina e África. Em 1980, depois de 16 anos de exílio, retornou ao Brasil para “reaprender” seu país. Exerceu o cargo de secretário municipal da educação em São Paulo. Lecionou na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Recebeu o título Doutor Honoris Causa de 28 Universidades em diversos países e teve suas obras traduzidas em mais de 20 idiomas. Faleceu em 1997 em São Paulo.
A Educação Popular é um trabalho conjunto com a comunidade local, é a transformação da vida das pessoas por meio do seu próprio conhecimento. A educação