TRABALHO PATRICIA HANSENIASE
2015
PATRICIA GOMES DE SOUZA
HANSENIASE
Trabalho apresentado como requisito parcial da disciplina Fisioterapia Comunitária I do curso de Fisioterapia, orientado pelo professor Fernando Cardoso.
Palmas – TO
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 HANSENIASE 5
2.2 SINTOMAS 5
2.3 CURA 6
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
ANEXOS 9
APÊNDICES 10
1 INTRODUÇÃO
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae. A nível dermatoneurológico, acomete células cutâneas e nervosas periféricas, causando assim, lesões cutâneas e diminuição dos sinais flogísticos (sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e perda de funções por incapacidades físicas), podendo ocasionar deformidades. Em vista disso, a estigmatizaçãoe preconceito contra o portador da patologia.
Diante disso, no enriquecimento teórico e prático, abordaremos neste relatório a HANSENÌASE, dando ênfase as reações no organismo diante da resposta do sistema imune, evidenciada através da imunodeficiência causada pela patologia, salientando a poliquimioterapia como tratamento farmacológico perante a exposição do indivíduo ao M. leprae. Aplicação de uma assistência de enfermagem qualificada, a partir da avaliação de um paciente através do exame físico, identificando assim as Necessidades Humanas Básicas (NHB), obedecendo a sequenciacéfalo-podálico e, de maneira eficaz, proporcionar qualidade de vida.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 HANSENIASE
A Hanseníase é uma doença infecciosa crônica, causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae. A partir do contato prolongado com pessoas doentes sem tratamento, a transmissão ocorre através das secreções das vias aéreas superiores e por gotículas de saliva. O período de incubação da hanseníase é bem bastante longo, varia de três a cinco anos. A doença apresenta quatro formas clínicas a indeterminada, bordeline/dimorfa, tuberculose e wirchowiana. São