Trabalho Pati
O trabalho desenvolvido fala-se muito em sustentabilidade, em desenvolvimento sustentável. É uma palavra que está na boca de todo mundo, virou moda. Mas o que é sustentabilidade, realmente? Meados do século passado, principalmente dos anos 60, a ciência começou a mostrar que as atividades humanas poderiam comprometer os ecossistemas, colocar em risco a biosfera, da qual a nossa vida como espécie depende tanto, e essas evidências de que isso estaria acontecendo só cresceram neste século, só aumentaram, especialmente com o principal fenômeno, que praticamente se sobrepõe a todos os outros, que é o problema do aquecimento global. Então, nesse processo, inicialmente quando se discutiam essas questões, não existia esta palavra, sustentabilidade. Ela surgiu de uma maneira pitoresca, depois da primeira grande conferência de Estocolmo, em 1972. Naquela época ainda era uma discussão muito embrionária, com a qual só se preocupava quem era contra o desenvolvimento. E aí, em um seminário da ONU, alguém argumentou: “Não somos contra o desenvolvimento. Só queremos que o desenvolvimento seja sustentado”. Até então, essa palavra era usada apenas por alguns grupos científicos, para designar atividades muito mais específicas.
Este trabalho tem como objetivo mostrar que a sustentabilidade não está voltada apenas para o meio ambiente, mas também para todas as outras áreas, inclusive a que será tratada aqui: Sustentabilidade no Setor de Seguro e Previdência.
2.0 Sustentabilidade
“Sustentabilidade é um conceito sistêmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana”.
“E o que isso tudo pode significar na prática?”
Podemos dizer “na prática”, que esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele