Trabalho parecer
* Os princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade, da diversidade de manifestações artísticas e culturais.
* Ao definir suas propostas pedagógicas, as escolas deverão explicitar o reconhecimento da identidade pessoal de alunos, professores e outros profissionais.
A parte mais importante que encontramos são os princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum.
Os dois pareceres são de grandes importâncias, pois é focada a importância tanto de um quanto do outro que são vistos nos dois os fundamentos éticos, estéticos e políticos, só que poderiam ser levados mais a sério, pois alguns educadores, onde deixam de lado algumas coisas importantíssimas, onde acabam sendo educadores sem princípios e sem ética que não sabem valorizar a igualdade.
O reconhecimento das diferenças, a diversidade dos alunos, da cidadania, dos profissionais em geral, é de suma importância. Neste contexto poder-se considerar, no professor como pessoa, o profissional capaz de gerar a força de uma socialização, abrindo ao mesmo tempo perspectivas de aceitação do outro ainda que diferente.
A vivência escolar é um momento privilegiado na construção da cidadania.
O conhecimento oferecido pela escola deve ser o da realidade, por isso ela precisa capacitar o aluno para que saiba, diante da complexidade do mundo real, posicionar-se, orientar suas ações e fazer opções conscientes no seu dia-a-dia. O ensino deve ser desenvolvido a fim de ajudar os alunos a constituir uma consciência global sobre diversas questões.
Ao mesmo tempo em que se busca uma educação de qualidade se visa uma transformação da ordem social, pois um povo mais educado se torna mais responsável e mais consciente de seus direitos e defende com mais convicção a cidadania, enquanto um espaço de participação política e democrática. A prática docente pode influenciar neste processo por serem os professores os formadores de opinião, os