Trabalho parcial de psicomotricidade
Este trabalho tem como tema a psicomotricidade na infância e a importância de seu desenvolvimento, com o objetivo de abordar assuntos relacionados à psicomotricidade, tais como o conceito sobre o que é esta ciência, qual é o seu objeto de estudo, seu histórico de desenvolvimento, como ocorre o processo de intervenção realizado pela psicomotricidade e qual sua importância para o estudo do processo de desenvolvimento humano.
A psicomotricidade consiste na relação entre o pensamento e a ação, envolvendo a emoção. Assim, a psicomotricidade como ciência da educação procura educar o movimento, ao mesmo tempo em que envolve as funções da inteligência. Portanto, o intelecto se constrói a partir do exercício físico, que tem uma importância fundamental no desenvolvimento não só do corpo, mas também da mente e da emotividade. Sem o suporte psicomotor, o pensamento não poderá ter acesso aos símbolos e à abstração. É a ciência que estuda o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo e de suas possibilidades de perceber, atuar e agir com o outro, com os objetos e consigo mesmo. Está relacionado ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. A estimulação do desenvolvimento psicomotor é fundamental para que haja consciência dos movimentos corporais integrados com a emoção e expressados pelo movimento, o que proporciona ao ser uma consciência de indivíduo integral.
Segundo a Associação Brasileira de Psicomotricidade (SBP, 1995), a psicomotricidade é a compreensão dos movimentos organizados e integrados a partir das experiências vivenciadas, a interação entre o mundo interno e externo do indivíduo, tendo como pilares básicos o movimento, intelecto e afeto. A psicomotricidade na infância está relacionada ao processo de maturação, o desenvolvimento de aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas através do corpo. A educação a partir do próprio corpo é o principal objetivo da