Trabalho para 20
A proposta apresentada foi criada tendo como princípios a construção de um mercado e um restaurante no Largo Condessa do Juncal, que juntos requalificavam o espaço, dando um novo sentido à praça. Esta possuía um movimento muito central, criado pelas árvores que restringiam o espaço de estar, criando uma barreira que separava o interior do espaço exterior destinado à circulação.
O objectivo da minha intervenção foi o de acabar com esta ideia de praça típica delimitada por árvores e circulação automóvel, e implantando uma estrutura que permitisse uma fluidez e dinâmica diferente, criar uma nova hierarquia e percurso.
Decidi criar um local com duas características: numa cota inferior, uma zona de movimento, onde é realizada a compra e venda de produtos; e numa cota superior, uma zona de paragem, um relvado para descansar e apreciar o espaço e toda a sua envolvente.
O percurso foi criado em função da circulação necessária das pessoas que utilizam a praça para chegar a outro ponto da cidade mas, também, para as pessoas que pretendem usufruir do espaço como um lugar para passear, descomprimir e aproveitar da melhor forma o seu dia.
Todos os acessos à praça encaminham o transeunte para a zona de mercado, onde este pode comprar os produtos que deseja. De seguida, é encaminhado, devido à forma da cota inferior, naturalmente para o edifício do restaurante que se encontra à cota 190. Neste, encontrará o balcão onde puderá deixar os alimentos que serão preparados na cozinha; esta possui um rasgo que permite que o cliente possa ver a sua refeição a ser preparada, evitando assim faltas de higiene e de cuidados para com os alimentos. O restaurante possui uma zona exterior onde pode ser descoberta a esplanada, que apenas é