TRABALHO PAOLLA
1- INTRODUÇÃO
Neste relatório, serão apresentados as atividades do Estágio Curricular Obrigatório I do curso de Letras da Unopar. As atividades desenvolvidas no decorrer do estágio foram: observação das aulas e prática de docência; analise, crítica, a situação de ensino/ aprendizagem da linguagem da lígua portuguesa no Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano. Este relatório tem a finalidade de registrar as experiências vividas no seu decorrer. Como a apresentação na instituição, o reconhecimento da organização da escola, o ambiente escolar, o espaço físico, funcionamento e a rotina escolar.
O estágio surge como um processo fundamental na formação do aluno estagiário, pois é a forma de fazer a transição de aluno para professor. Este é um momento da formação em que o graduando pode vivenciar experiências, conhecendo melhor sua área de atuação, de tal modo que sua formação tornar-se-á mais significativa, produzindo discussões, possibilitando uma boa reflexão crítica, construindo a sua identidade e lançando um novo olhar sobre o ensino, a aprendizagem e a função do educador. E tem finalidade de registrar as experiências durante a observação na sala de aula.
2- PARA ONDE VAI O PROFESSOR?
É preciso levar em conta, primeiramente, que no conceito do papel social do professor estão implicadas as idéias de indivíduo e sociedade, pois este profissional tem na sociedade “a obrigação” de educar, socializar e desenvolver nos alunos valores humanos indispensáveis para a sua boa formação, tais como: disciplina, respeito, capacidade de trabalho, iniciativa, honestidade, cidadania, ética, moral, conhecimento das diferenças individuais, educação para o convívio social e outros.
Entretanto, a função exercida pelo professor ainda é desvalorizada. Suas condições de trabalho, seus baixos salários, os problemas infra-estruturais na escola, o nível intelectual dos alunos e suas