Trabalho pado
11/2013 Várzea Grande
E. E. Profº Fernando Leite de Campos
Professor: Joaquim
Disciplina: Química
Ligações Intermoleculares na química orgânica
Tópicos: Polaridade e Solubilidade
Tamanho da cadeia e Solubilidade
Vitaminas hidrossolúveis e vitaminas lipossolúveis
Forças intermoleculares e ebulição
Forças intermoleculares e ponto de ebulição
Alunos:
Bianca Diamante Claudio Padovezi
Eduardo Amorin
Patrícia Flissak
Rafael Borges
Objetivo
O objetivo deste trabalho em grupo é adquirir conhecimento e aprendizagem, e seguidamente compartilhar com os colegas para que futuramente este aprendizado.
Polaridade
Quando dois ou mais átomos se unem em uma ligação química, se os elétrons desta ligação tender a ficar a maior parte do tempo em volta de um átomo ou grupo preferencialmente ao outro, é criado um dipolo elétrico. Esta descrição em mecânica quântica é interpretada como uma diferença na probabilidade de encontrar um elétron de um local para outro. Este conceito é importante em solubilidade e mecanismos de reação química (ver polaridade molecular).
Compostos químicos cujas moléculas apresentam polaridade são chamados polares, e são normalmente solúveis em água, e compostos químicos cujas moléculas não apresentam polaridade são chamados compostos apolares. Exemplos típicos de compostos polares são os sais dos metais alcalinos com halogênios, como o cloreto de sódio ou o brometo de lítio, ou os álcalis fortes, como o hidróxido de potássio. Exemplos típicos de compostos apolares são os hidrocarbonetos, como os derivados de petróleo, como a gasolina, ou os óleos vegetais e diversos lipídios.
Solubilidade
Quando consideramos a solubilidade de compostos orgânicos entre si e com a água devemos levar em consideração a polaridade, as forças de atração intermolecular e o tamanho da