TRABALHO OSTRAS
NOME:NICOLLE CRISTINA LOURENÇO
RIBAS
SÉRIE:7° ANO
PROF°LÚCIA
OSTRA
- Ostra é o nome usado para um número de grupos diferentes de moluscos que crescem, em sua maioria, em águas marinhas ou relativamente salgadas. As ostras verdadeiras pertencem à ordemOstreoida, família Ostreidae. As ostras possuem o corpo mole, protegido dentro de uma concha altamente calcificada, fechada por fortes músculos adutores. As guelras filtram o plâncton da água.
As pérolas possuem grande variedade de cores, incluindo branca, preta, cinza, vermelha, azul e verde.
- A ostra é um molusco muito apreciado na culinária por diversos povos que deixaram evidências de caçadores de ostras em várias civilizações costeiras da pré-história. É um mexilhão rico em zinco, um dos nutrientes requeridos para a produção de testosterona (hormônio masculino), por isso a fama de ser um alimento altamente afrodisíaco.
- A ostra possui baixo valor calórico, é muito rica em sais minerais e possui Omega 3, o que a torna um alimento naturalmente saudável. - A maioria das pérolas que vemos nas joalherias são objetos bem redondos, e são as mais valiosas. Nem todas as pérolas se saem tão bem assim. Algumas pérolas possuem um formato irregular e são chamadas pérolas barrocas. - As pérolas podem ser encontradas por todo o mundo, mas as pérolas negras são nativas do sul do Pacífico. - As ostras não são os únicos moluscos que podem produzir pérolas. Mexilhões e amêijoas (espécies de mariscos) também possuem esta habilidade, mas esta é uma ocorrência muito mais rara. - No litoral brasileiro e inclusive no catarinense possuem espécies do gênero Ptéria sp., a mesma que possui potencial de produção de pérolas. - Os registros das primeiras fazendas marinhas de ostras datam de 350 AC na Grécia e 100 AC na Itália. Já as fazendas que conhecemos nos