Trabalho ONG Iris cão -guia
O compromisso da ONG, que foi criada em
2002, é mudar a vida de quem possui deficiência visual a partir da colaboração do cão-guia, garantindo sua inclusão na sociedade.
A ONG é uma entidade sem fins lucrativos que, por meio do treinamento e doação de cães-guias, atua para melhorar a qualidade de vida, a mobilidade e a segurança das pessoas com deficiência visual do Brasil.
Por que o cão-guia?
O cão-guia é um cão de assistência. É um animal adestrado para guiar pessoas com deficiência visual e auxiliá-los nos seus afazeres do dia a dia.
Treinamento.
O treinamento já começa com o cão filhote quando ele tem em torno de dois meses. Porém não é todo cão que aceite ou que atinge uma maturidade para o treinamento. Para começar a trabalhar em função de uma pessoa, ele vai ter em torno de
14 a 18 meses, mas como é um treinamento de adaptações, isso pode variar, chegando a 35 meses.
Lembrando que pode ser treinado quatro cão por treinador.
Reconhecendo o cão-guia.
O cão-guia no seu horário de trabalho, sempre estará utilizando a sua guia.
Harness (esse acessório é o que o diferencia dos outros cães).
O cão-guia na sociedade.
A lei 11.126, decretada em
2005, dispõe sobre o direito do portador de deficiência visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhado de cão-guia.
O cão-guia está acostumado a viajar em qualquer meio de transporte sem atrapalhar o funcionamento do mesmo.
O cão-guia no estabelecimento. O cão-guia esta habituado e capacitado a entrar e permanecer em todos os tipos de estabelecimento, sem causar nenhum tipo de transtorno ao estabelecimento, funcionários ou clientes.
O cão-guia no local de trabalho. O cão-guia permanece acomodado aos pés do seu dono, ele jamais ficara vagando pelo recinto.
O usuário do