Trabalho oleagenosas
As amêndoas são as fontes mais ricas em vitamina E, que tem ação antioxidante, é necessário para a formação de glóbulos vermelhos e tecido muscular. Mas além de vitamina E, são ricas em potássio e vitaminas do complexo B. Já as avelãs, além da vitamina E são também fontes de cálcio.
A amêndoa, que vemos como um tipo de fruto seco, é tecnicamente a semente do fruto da amendoeira, uma árvore gloriosa de tamanho médio com pequenas flores rosa e brancas. Tal como os seus primos, o pessegueiro, cerejeira e árvore de alperce, a amendoeira contém frutos com sementes semelhantes a pedras (ou fossos) nos interior. A semente do fruto da amendoeira é aquilo a que nos referimos como amêndoa. As amêndoas são de cor creme, cobertas por uma pele fina acastanhada e envolvidas numa casca dura. A amêndoa contém salicilato uma substância que atua no sistema nervoso acalmando e diminuindo a tensão muscular, aumentando a circulação sanguínea na cabeça, por isso é considerada como um poderoso analgésico, as substâncias naturais presentes na amêndoa reduz inflamação e sinais de dor, um punhado de amêndoas tem a mesma eficácia de duas aspirinas, além de aliviar a dor ainda não causa irritação no estômago.
Valores Nutricionais:
NUTRIENTES QUANT. DDR (%)
DENSIDADE DO NUTRIENTE CLASS.
MAGNÉSIO 0.90 mg 45.0 3.9 muito bom
VITAMIA E 8.97 mg 44.9 3.9 muito bom
MAGNÉSIO 98.67 mg 24.7 2.2 bom
TRIPTOFANOS 0.07 g 21.9 1.9 bom
COBRE 0.40 mg 20.0 1.7 bom
VITAMINA B2 (riboflavina) 0.30 mg 17.6 1.5 bom
FÓSFORO 168.70 mg 16.9 1.5 bom
As amêndoas são uma boa fonte de manganês e uma boa fonte de cobre, dois minerais que são cofatores essenciais de uma enzima oxidante chamada superóxido dismutase. O superóxido dismutase neutraliza os radicais livres, produzidos dentro das mitocôndrias (as fábricas de produção de energia nas células), mantendo assim a nossa energia a fluir. Felizmente, a Mãe Natureza fornece minerais cofatores nas amêndoas.
As amêndoas são concentradas de