trabalho obrigado por fumar
O PODER NAS ORGANIZAÇÕES
Carolina de Camargo Hoffmann*
Resumo
Este artigo tem como objetivo principal caracterizar as relações de poder nas organizações. Para tanto, foram traçados os seguintes objetivos específicos: definir poder, levantar as formas existentes de poder nas organizações, caracterizar o fator dependência em relação ao poder e mostrar como o poder é utilizado nas empresas. A metodologia utilizada para este estudo foi o método exploratório, com base em pesquisas bibliográficas e documentais. A principal conclusão deste artigo é a definição de poder como uma relação de mando e dependência nas organizações que não ocorre isoladamente, suas formas são mescladas na dinâmica do ambiente organizacional
Palavras-chave: poder; dependência; organizações; pessoas INTRODUÇÃO
O poder e sua forma de aplicação estão sendo muito discutidos por estudiosos interessados em entender a dinâmica organizacional.
Este trabalho tem a finalidade principal de caracterizar as relações de poder nas organizações. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos específicos: definir poder, levantar as formas existentes de poder nas organizações, caracterizar o fator dependência em relação ao poder e mostrar como o poder é utilizado nas empresas. A metodologia adotada foi a pesquisa exploratória, que se apóia em análises documentais e bibliográficas, buscando sistematizar o assunto desenvolvido por outros autores de forma a atingir os objetivos propostos.
1 O SIGNIFICADO DO PODER
Para SROUR (1998, p. 135), a fonte originária do poder encontra-se na capacidade de coagir ou de estabelecer uma relação de domínio sobre os outros, na produção de “efeitos desejados” ou no controle das ações dos outros.
O indivíduo ou o grupo dotado de poder pode influenciar o comportamento e os resultados de outras pessoas. Pode conseguir o que quer de acordo com seus interesses. “O poder influencia quem consegue o quê, quando e como.”