TRABALHO OBESIDADE
A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo excessivo de calorias na alimentação, superior ao valor usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. Ou seja: a obesidade acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.
Conhecendo os tipos de obesidade
• 1 – Obesidade Ginecóide (feminina) ou Periférica
A gordura se localiza principalmente na região inferior do corpo, que compreende os quadris, as nádegas e as coxas. Este tipo de obesidade é mais comum nas mulheres e dá ao corpo o formato aproximado de uma pêra, por isso também é chamado de obesidade em pêra.
2 – Obesidade Andróide (masculina) ou Central
A gordura se deposita predominantemente na região da cintura (barriga). Este tipo de obesidade é mais comum nos homens, e faz com que o corpo se assemelhe a uma maçã, por isto também é chamada de obesidade em maçã.
O que causa a obesidade?
O excesso de gordura resulta de sucessivos balanços energéticos positivos, em que a quantidade de energia ingerida é superior à quantidade de energia despendida. Os fatores que determinam este desequilíbrio são complexos e podem ter origem genética, metabólica, ambiental e comportamental.
O quais são os fatores de risco ?
Prevalência da obesidade está aumentando em todo o mundo. As condições associadas à obesidade, como doenças cardiovasculares, diabetes, dislipidemia, hipertensão, alguns tipos de tumores como o câncer de cólon, reto e próstata em homens obesos e de câncer de mama, vesícula e endométrio em mulheres obesas, também estão aumentando. A obesidade ainda predispõe a doenças como colelitíase (“pedras na vesícula”), osteoartrite, osteoartrose, esteatose hepática, apnéia obstrutiva do sono, alterações dos ciclos menstruais e redução da fertilidade. A obesidade provoca também alterações socioeconômicas e psicossociais:
Discriminação educativa, laboral e social;
Isolamento social;