Trabalho Neurologia
Foi realizada uma visita técnica à Clínica de Fisioterapia da PUC Minas na especialidade de Neurologia (Campos Coração Eucarístico – Belo Horizonte – MG) no dia 04/11/2014, no qual pudéssemos observar algum paciente com disfunção neurológica para o desenvolvimento e relato do seu caso clínico.
Caso Clínico
Paciente M.S.C 86 anos, data de nascimento 22/07/ 1928 com Diagnóstico Clínico de Acidente Vascular Encefálico (AVE) á direita. Seu Diagnóstico da Incapacidade Funcional é de hemiparesia (paralisia parcial de um lado do corpo) á esquerda associada com disartria (dificuldade verbal, na fala) e disfagia (dificuldades na deglutição). A mesma apresenta, também, perda de destreza, diminuição da dissociação da cintura pélvica, redução da descarga de peso do lado parético, aumento da base de suporte na marcha; sua sensibilidade está preservada.
Sua Anamnese relatou:
- Queixa principal (QP): “Quando volto a mexer o lado esquerdo, fica duro, não consigo lavar uma xícara, que cai”.
- História da Moléstia Atual (HMA): Tem Diabetes, Hipertensão e Insuficiência Cardíaca.
- História Patológica Progressa (HPP): Já esteve internada duas vezes por causa da Diabetes.
Estudo do caso
O AVE refere-se ao desenvolvimento rápido de sinais clínicos de distúrbios focais e/ou globais da função cerebral, com sintomas de duração igual ou superior a 24 horas, de origem vascular, provocando alterações nos planos cognitivo e sensório-motor, de acordo com a área e extensão da lesão. A paciente M.S.C provavelmente teve um AVCI ou AVEI, um Acidente Vascular Encefálico ou Cerebral Isquêmico devido suas patologias já apresentadas na HMA do caso clínico citado acima, tais quais fazem parte do “Grupo de Risco Modificável”, além disso, a paciente se enquadra também no “Grupo de risco modificável e de risco potencial”, pois ela já é idosa, sedentária e obesa. O AVEI ocorre quando há obstrução de um vaso sanguíneo, bloqueando o seu fluxo para as células cerebrais;