Trabalho Neuro 2
Nova Iguaçu,RJ
Drogas, Por quê?
O tema fascina os jovens, angustia os pais e preocupa os educadores. Os meios de comunicação veiculam, diariamente, informações sobre o assunto, muitas vezes num tom dramático, de catástrofe iminente. A literatura científica enfatiza a importância de se enfrentar a questão do abuso de substâncias através de medidas de prevenção adequadas.
Drogas ou substâncias psicoativas¹ “... são aquelas que modificam o estado de consciência do usuário.
Os efeitos podem ir desde uma estimulação suave causada por uma xícara de café ou chá até os efeitos...produzidos por alucinógenos tais como o LSD...”(Seibel e Toscano Jr., 2001, p.1). Masur & Carlini(1989) definem drogas como substâncias que interferem com o funcionamento dos neurotransmissores, provocando alterações e distúrbios no comportamento.
O aumento verificado nos últimos anos no consumo de drogas dos países desenvolvidos é,sem dúvida, alarmante. Por um lado, o narcotráfico organizou-se de forma mais eficiente, expandindo a oferta de produtos; pelo outro, cresceu a demanda de psicotrópicos por uma parcela cada vez maior da população (Bucher, 1996).
A Dimensão do Problema no Brasil
O estudo mais amplo sobre o consumo de drogas no País (Carlini, Galduróz, Noto & Nappo, 2002) envolveu as 107 maiores cidades do Brasil (com mais de 200 mil habitantes). Foram entrevistadas 8.589 pessoas, com idades de 12 a 65 anos, de todas as classes sociais. Os objetivos desse estudo foram estimar a prevalência do uso e da dependência de drogas lícitas e ilícitas, além de avaliar a percepção da população sobre as drogas,a facilidade de obtê-las, seus