Trabalho Net
O materialismo é a corrente filosófica que se volta para as discussões acerca das questões físicas, é a discussão do que é mensurável e de indiscutível existência. Dentro da escola, percebemos a influência do materialismo a partir de certas concepções marxistas, que enxergam a escola como um local de embates e, com isso, um local propiciador da libertação das classes populares em relação às classes opressoras. Nesse sentido, a escola passa a ser vista como uma instância de transformação social, tendo assim um papel fundamental na vida do indivíduo. Contudo, conforme sua concepção, é necessária uma educação voltada para os interesses e necessidades sociais
Idealismo
O idealismo é a corrente filosófica voltada para o estudo sobre o abstrato e imaterial. O fruto de suas discussões são as questões teológicas e da concepção do homem como dotado de uma essência imutável. Em primeiro lugar, precisamos lembrar que historicamente a nossa educação já foi gerenciada, no início da colonização portuguesa, por grupos religiosos jesuítas. Portanto, vivenciamos nessa época um currículo diretamente influenciado pelo pensamento filosófico idealista.
Positivismo
Doutrina segundo a qual, a razão é a fonte única ou fundamental de todo o conhecimento humano.
Materialistas
Os materialistas têm uma visão completamente oposta à dos idealistas sobre a natureza da realidade. Os materialistas acreditam que tudo o que existe é matéria ou depende da matéria para existir O mundo real está fora de nós, não em nossa mente.
Empirismo
Empirismo é o oposto de racionalismo. Os empíricos acreditam que o verdadeiro conhecimento do mundo é obtido através dos sentidos, e não através da razão. Esses filósofos argumentam que temos ideias apenas porque temos percepções. Todo conhecimento é baseado na experiência.
Feministas
Os feministas acreditam que a sociedade está baseada em uma divisão desigual entre homens e mulheres. A “primeira onda” feminista se dedicou à