TRABALHO NBA MOTIVA O
Dentre os vários recursos existentes numa instituição, segundo Larry Bossidy e Ram Charon o mais importante são os recursos humanos, tendo em vista que são as pessoas dentro de uma organização que realizam os julgamentos sobre o mercado, são estas pessoas que criam, operam e transformam as estratégias em realidade operacionais.
Considerando a cultura de várias empresas, onde só participam do Planejamento Estratégico, o Staff da empresa, ou seja, o pessoal do planejamento tático e mais nada, o ideal é que todos os setores participem ativamente do planejamento e da avaliação.
Ao se buscar quais os traços de personalidade que mais influenciam o desempenho organizacional, deve-se antes de mais nada definir a personalidade de um individuo como sendo um conjunto de características psicológicas e que fazem parte de seu “eu” que os torna diferente dos demais indivíduos, caracterizando dessa forma o seu comportamento.
Os cinco modelos que mais influenciam o comportamento dos membros organizacionais são:
Inteligência Emocional: São pessoas com gerenciamento de suas próprias emoções, são os melhores sucedidos no mercado de trabalho e consequentemente acabam por ter uma melhor qualidade de vida.
Lócus de Controle: Podem ser internos e externos. As pessoas com lócus de controle interno, normalmente administram os seus atos e as suas consequências responsabilizando-se pela própria existência. As pessoas com lócus de controle externo, sempre procuram culpados nunca se responsabilizando pelas coisas que lhe ocorrem.
Maquiavelismo: Pessoa assertiva, verdadeira, firme nos seus propósitos, cuja conceituação foi se deturpando com o tempo, passando a ser associado a tudo que é ruim.
Automonitoramento: É a maneira de se corrigir as disfunções através de controle diário de registros diários com intervenções cruciais nos desvios ocorridos.
Motivação: