Trabalho na Contemporaneidade
Aluna: Gabriela Fernandes Scharb
Tutora: Karen Gregory Mascarello
Administrar pessoas é o principal desafio para as organizações; os profissionais devem entender a perspectiva estratégica das tarefas a serem desempenhadas, e trabalhadas com os colaboradores. Com a evolução do trabalho, podemos falar principalmente sobre o avanço da tecnologia. Pessoas sendo substituídas por máquinas, ou tendo de se adequar à elas. Dominá-las. Assim sendo capacitadas para suas funções. O desenvolvimento e treinamento técnico talvez seja a etapa mais fácil do processo, o grande desafio dos profissionais da área de Recursos Humanos é gerir as pessoas, de forma que saibam utilizar seus conhecimentos e competências para que metas e objetivos em comum entre colaborador e organização sejam alcançados.
Esta constante busca por crescimento e desenvolvimento, aumento da qualidade, produtividade, a constante luta para ser competitivo, exclusivo e aumento significativo das horas dedicadas ao trabalho, em contrapartida, acaba desencadeando uma rotina de trabalho maçante e exaustiva. Assim podendo haver uma mudança de comportamento por parte dos colaboradores.
Na minha opinião, as organizações devem se dedicar e investir na Qualidade de Vida no Trabalho. Algumas atividades extras, na própria organização, na própria organização ou fora dela, farão com que o colaborador relaxe, sinta-se bem com ele mesmo, e assim relacionando-se melhor com colegas e com o próprio ambiente de trabalho. Acredito que programas de QVT trazem excelentes resultados e devem ser vistos com atenção pelos donos das organizações, pois os colaboradores com certeza são o bem mais valioso que a organização possui.