Trabalho N1 CCQs
CCQs
2- Estabelecer qual é o objetivo do estudo realizado.
Tendo em vista a importância que a gestão das equipes do Ciclo de Controle da Qualidade assume no processo de aprendizagem, optou-se por estudar em profundidade a organização do setor siderúrgico de Minas Gerais que, na atualidade, é um referencial em termos de longevidade de programas de CCQ. O objetivo deste artigo é retratar o dinamismo do ambiente do CCQ e sua relevância como espaço para a aprendizagem organizacional e identificar os fatores que contribuem para a sua longevidade.
3- Qual foi a metodologia utilizada.
A pesquisa realizada pode ser classificada como sendo um estudo de caso descritivo. Foi feita uma abordagem qualitativa, por procurar valorizar ao máximo o contato direto do pesquisador com o ambiente e a situação estudada (GODOY, 1995).
Nesse estudo, lançou-se mão dos seguintes processos para coleta dos dados: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental sobre a organização selecionada e pesquisa de campo contemplando entrevistas semi-estruturadas com apoio de um roteiro.
Na fase de pesquisa bibliográfica, procurou-se embasar a construção de um referencial teórico consistente a respeito do tema em questão e ampliar os conhecimentos que sustentaram todo o contorno dos estudos e etapas constitutivas do processo de produção científica.
Outra fonte de evidência utilizada foi a pesquisa documental sobre a empresa selecionada. Essa investigação procurou conhecer como está estruturado o programa de Círculos de Controle da Qualidade no que se refere ao perfil do CCQ na empresa e aspectos relacionados com a aprendizagem dos participantes do programa.
4- Resultados da pesquisa.
Confrontando várias situações e pesquisas percebeu-se que, o programa CCQ na ISI é extremamente apoiado pela direção da empresa desde treinamentos onde basicamente fundamenta-se o CCQ, até em representatividade dos grupos afim de produzirem melhores resultados. Isso sem dúvida é muito importante