Trabalho: Máquinas e Tecnologia
A arquitetura e a engenharia, atualmente, são altamente dependentes do uso de máquinas. Muitas das grandes obras que conhecemos hoje, só foram possíveis de serem realizadas graças aos avanços no campo do maquinário.
O homem, na pré-história, fez usos de máquinas simples, como rolar uma pedra aplicando uma força de alavanca. Hoje, rolamos cidades inteiras através das forças dos guindastes e gruas modernos que, se analisarmos mais cuidadosamente, funcionam com base nos princípios das máquinas simples.
Este trabalho foi realizado com a intenção de coletar dados acerca de algumas das máquinas mais comuns encontrados em um canteiro de obras. É evidente que a quantidade de equipamentos existentes atualmente é enorme.
Nosso objetivo não é fazer um catálogo de todas as máquinas, mas sim, fornecer informações que possam esclarecer quaisquer dúvidas relativas aos usos e funcionamentos de algumas delas.
A obra de construção civil pode ser definida como construção, demolição, reforma, ampliação de edificação ou qualquer outra benefício produzido junto ao solo ou subsolo.
Para executar uma obra de construção civil são utilizados equipamentos específicos. Em razão da evolução, hoje, as máquinas da construção civil são imprescindíveis na edificação de casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos. Betoneira, Dumper, Retroescavadeira, Rolo Compressor,
Motonivelador, Bomba de Concreto, Guindaste são algumas das máquinas da construção civil mais empregadas.
2.1 MÁQUINAS DE PRODUÇÃO.
2.1.1 BETONEIRAS
A betoneira é um dos equipamentos mais utilizados na área da construção civil. Sua utilização é feita para a mistura de materiais como areia, brita e cimento, cada um na sua devida proporção de acordo com finalidade da mistura. Podemos classificar a função da betoneira de acordo com a sua mobilidade, que pode ser uma betoneira móvel, fixa, semifixa e automática.
2.1.2