TRABALHO MULHER NA PMBA
O INGRESSO DA MULHER NA PMBA
Vitória da Conquista- BA
Agosto/2015
INTRODUÇÃO
A luta das mulheres na inclusão ao mercado de trabalho, além de colaborar com o incremento econômico e social do país, aumenta a autoconfiança, liberta-se da dependência econômica secular e resgata uma cidadania historicamente negada. Assim, contribuiu para que a mulher ganhasse visibilidade social, credibilidade, potencialidade, e, principalmente, resgatou a sua dignidade permitindo-lhe ter uma vida melhor. Quebrando-se os preconceitos. A formação da sociedade brasileira foi fortemente marcada pelo patriarcalismo. Aos homens, sempre coube o papel de ditar normas de conduta para as mulheres, assim como julgá-las. Apesar de em vários momentos da história existirem mulheres que ultrapassaram o domínio masculino e controlaram a sua própria existência. A regra é que a mulher está a todo tempo submissa ao homem.
Mas, a partir das grandes revoluções as mulheres, organizadas, começaram a incorporar um cunho reivindicatório, unindo-se a alguns partidos políticos de esquerda e movimentos operários. Aos poucos, o movimento feminista alcançou êxito em suas reivindicações (direito ao voto, escolarização e acesso ao mercado de trabalho). Inclusive a carreira militar.
Durante todo o processo histórico da humanidade, a mulher e o homem tinham funções bem definidas dentro da sociedade, a qual o homem era o provedor da família e a mulher tinha o papel de administradora do lar, se dedicando exclusivamente a ordem da casa e a criação dos filhos. Mas com o passar dos tempos a humanidade presenciou mudanças neste contexto, apesar de lenta essas modificações trouxeram grandes transformações para a sociedade do século XX. E já no decorrer da I e II Guerra Mundial com os homens na frente destes conflitos, as mulheres tomaram a dianteira das ações e começaram a participar do mercado de trabalho, primeiramente em funções especiais.
Ao mesmo tempo em que a mulher era inserida em alguns