trabalho motivacional
A motivação procura entender o porquê do comportamento das pessoas, e o que determinam seu tipo de conduta. Este comportamento esta se tornando um grande desafio para as organizações, a (ARH) Administração de Recursos Humanos procuram a cada dia entender mais o que motiva as pessoas no ambiente organizacional. Nem sempre o salário é o principal fator para motivar uma pessoa em um ambiente organizacional.
Segundo Chiavenato (2006, p.296) o conceito de motivação de um modo genérico, motivo é a força ou impulso que leva a pessoa a agir de determinada maneira, isto é, da origem a um comportamento específico.
Assim as pessoas querem se sentir importantes, úteis, respeitadas e motivadas no ambiente de trabalho, isso é uma parte importante para uma vida satisfatória, à medida que oferece oportunidade de crescimento e recompensas, isso é vital para a sobrevivência da organização.
Chiavenato 2006, p296: Causado, motivado e orientado para objetivos pessoais, Onde o causado é por estímulos internos e externos, o motivado é focado para algum objetivo e o orientado para objetivos pessoais existe um impulso, desejo ou necessidade.
Para Spéctor (2007), a motivação é um estado interior que leva a pessoa a emitir determinados tipos de comportamento. Destaca que a motivação está associada a direção, intensidade e persistência de um comportamento no decorrer de um determinado tempo.
Ainda para Spéctor (2007.p.198), outra abordagem para a motivação esta associada ao desejo de adquirir ou alcançar alguma meta, ou seja, a motivação é resultado dos desejos, necessidades ou vontade. Exemplifica, salientando que uma pessoa altamente motivada para ganhar dinheiro, provavelmente terá o comportamento voltado para esse objetivo.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Tadeucci, Marilsa de Sá Rodrigues. / Motivação e Liderança. / Marilsa de Sá Rodrigues Tadeucci. – Curitiba: IESDE BRASIL S.A, 2009.