Trabalho motivacao
CANOINHAS
2013
DEFINIÇÕES E CONCEITOS
O que todos gostariam de fazer é criar um ambiente no qual pessoas gostem de trabalhar e no qual as pessoas trabalhem bem, um ambiente de trabalho que ajude a enriquecer a vida dos trabalhadores. Este ambiente deveria satisfazer tanto os requerimentos do trabalhador quanto do seu empregador, atendendo as necessidades da comunidade como um todo.
A criação de tal ambiente parece bastante complicada, pois presume um acordo entre pessoas, e pessoas são totalmente diferentes umas das outras. Mas o fato de as pessoas serem diferentes entre si torna-se o que elas tem em comum e é um bom ponto de partida.
"Motivação" enxerga o compromisso do indivíduo para o trabalho e seu local de trabalho do ponto de vista dos fatores internos a ele, das necessidades individuais, gostos e preferências. Muito já foi escrito sobre "motivação", e alguns conceitos são apresentados:
CONCEITOS DE MOTIVAÇÃO
Certos fatores são internos ao indivíduo, inscritos desde seu nascimento. Freud, em 1920, propôs dois grandes instintos: o instinto de vida (ego) e o instinto de morte (thanatos)
Maslow e os níveis hierárquicos das necessidades (1954): 1.Necessidades fisiológicas, nível mais básico; 2.Necessidades de segurança, proteção contra os perigos; 3.Necessidades sociais, estima, comunicação, vinculação, associação; 4.Necessidades de autonomia e independência; 5.Necessidades de realização pessoal.
OS CONCEITOS EMPÍRICOS
Ao nascer a criança é um página em branco sobre a qual irá escrever suas experiências de vida. O indivíduo torna-se o resultado condicionado de seu passado.
Estas teorias privilegiam uma situação afetiva fundamental que determina as atitudes do adulto.
NA PSICOLOGIA DO TRABALHO
A motivação para o trabalho é um estado de espírito positivo, que permite ao indivíduo a realização das tarefas do cargo e