Trabalho monovias
Monovias são sistemas largamente utilizados na indústria, criados para possibilitar o içamento e deslocamento horizontal de cargas. Esses sistemas são compostos por troles, manuais ou elétricos, que se deslocam na aba inferior de vigas, geralmente Perfis do tipo “I” laminados, fazendo assim a movimentação das cargas içadas por talhas (fig.1).
A prática que se consagrou em parte do mercado foi a de utilizar perfis laminados de abas inclinadas (conhecidos como perfis americanos), produto já quase descontinuado no País, fato que nos obriga a conhecer as novas possibilidades e suas implicações. A existência de projetos baseados nos perfis americanos, a necessidade de reposição parcial por manutenção e também as questões culturais, são fatores que contribuem para uma natural resistência à utilização de outros perfis. Mas essa é uma situação que exige rápida mudança.
PERFIS LAMINADOS DE ABAS PARALELAS
A Gerdau Açominas iniciou no Brasil, em 2002, a produção de Perfis da série WF (Wide Flange). A partir de então, o mercado passou a contar com mais de 80 bitolas, de diferentes alturas, entre 150 a 610 mm. Uma extraordinária flexibilidade em relação aos antigos perfis americanos que, quando encontrados, são ofertados em aço ASTM A 36, apenas nas alturas de 6, 8 e 10 polegadas e no máximo duas bitolas popularizadas como 1ª e 2ª almas. Os Perfis Gerdau Açominas possuem mesas com faces paralelas e são produzidos em aço de alta resistência mecânica ASTM A 572 Grau 50, com F = 3,45 tf/cm2. Neste novo cenário fica evidente a necessidade de se identificar e explorar a potencialidade da nova série para a aplicação em monovias.
EQUIPAMENTOS DE IÇAMENTO
Normalmente, os catálogos dos fornecedores dos equipamentos se limitam a mostrar as dimensões mínimas do perfil adequado à geometria dos troles/talhas de sua fabricação (fig.2), mas em uma monovia também precisam ser examinados o vão juntamente com a capacidade do equipamento para se tomar a decisão