Trabalho Molinho
ALUNOS: Otávio Alves de Andrade, Tulio Valêncio, Manoel Castro Francisco Junior, Thales Ferreira Luz.
DATA: 07/03/2015
DURAÇÃO DA AULA: 15 min
UNIDADE: Recreação
TEMA: Atividades aquáticas – Tubarão e Peixinho.·.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Adaptação ao meio líquido. Desenvolver a coordenação motora global, atenção e introdução de alunos as atividades. Desenvolver as capacidades psico-motores: lateralidade, ritmo, percepção espacial e temporária, desenvolvimento do próprio esquema corporal, relaxamento. Contribuir ao desenvolvimento as capacidades físicas básicas (força, velocidade, resistência e flexibilidade) de acordo à idade dos alunos. Colaborar em jogos e atividades aquáticas desportivas, desenvolvendo atitudes de tolerância, e respeito às possibilidades e limitações dos demais. O projeto Jogos e brincadeiras visa trabalhar de uma forma lúdica e de vivência, estimulando o Raciocínio Lógico, a criatividade, auxiliando as crianças no processo de construção do conhecimento.
O desenvolvimento deste projeto pode potencializar essas capacidades, ampliando as possibilidades das crianças de compreenderem e transformarem a realidade.
Tendo em vista que, o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece os desenvolvimentos físicos, cognitivos, afetivos e principalmente a interação e o respeito pelos amigos.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Tubarão e Peixinho: A brincadeira deve ter de três alunos a quantos couberem na piscina. O material necessário é apenas um pano para vendar o aluno que será o tubarão. Este aluno iniciará a brincadeira posicionando-se no meio da piscina.
Os peixinhos deverão iniciar a brincadeira fora da piscina. O “tubarão” irá gritar a palavra – “peixinhos” – e os peixinhos devem pular na piscina e nadar o mais rápido que puderam de uma borda para outra da piscina, sem serem pegos pelo “tubarão”, logo o “tubarão” deverá caçar os “peixinhos”. E quem for pego