Trabalho molde para fundição de aluminio
RELATÓRIO DE MOLDES PARA FUNDIÇÃO DE ALUMINIO
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO I
Janderson Correia dos Santos RA: 0850337
Campinas
2011
SUMÁRIO 1- MOLDES 3 2 - MATERIAL DO MOLDE 7 3 - TRATAMENTO TERMICO 8 4 - TRATAMENTO SUPERFICIAL 9
1- MOLDES
Os moldes para fundição de alumínio são ferramentas de alto valor agregado e por isso o desgaste e falhas prematuras representam perdas consideráveis para a indústria de fundição. E não se poderiam medir esforços para alcançar o objetivo de maximizar resultados.
Alguns fatores como: * utilização de adequado aço para determinado projeto de peça; * o melhor projeto e configuração; * canais e outros elementos constitutivos, geometria; * rota de usinagem na construção; * as variáveis de injeção sob controle e permanentemente monitoradas; * tecnologia de injeção (equipamento); * controle da liga (composição química); * o tratamento térmico do aço do molde;
Enfim importantes aspectos que podem contribuir para sustentar o melhor desempenho do molde.
Existem diversos tipos de moldes de fundição. Alguns em areia, outros em gesso ou materiais refratários diversos, existem ainda moldes cerâmicos e metálicos, escartáveis, recicláveis, mecanizados, manuais, etc.
Manuais ou mecanizados, de precisão, não importa qual o processo de fundição o material básico para a confecção dos moldes era, na maioria dos casos, areia e que após a produção da peça o molde era destruído.
O vazamento de metal líquido em moldes de areia é uma das mais antigas artes industriais. Ainda é utilizado quando as peças fundidas são requeridas em pequenas quantidades, de tamanho excepcionalmente grande ou muito intricadas. Peças com melhor acabamento superficial são produzidas pela fundição em matriz por gravidade. O metal é vazado dentro de uma matriz de ferro ou de aço. Este processo torna-se econômico quando há uma demanda para um número