Trabalho Mobiliario Urbano Acessivel
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 MOBILIARIO URBANO ACESSIVEL 4
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 introdução
A garantia do acesso à cidade a todos, com autonomia e segurança, só é possível em um espaço urbano e em um sistema de transporte acessível. Cidades acessíveis ampliam as oportunidades, colocando trabalho, saúde, lazer, escola, esporte e convivência ao alcance de todos. Não disponibilizar a infraestrutura e o serviço adequados é omitir a oportunidade de usufruir da cidade para uma parcela da população. Uma rápida observação dos serviços de transporte e da infraestrutura nas cidades brasileiras nos permite constatar uma série de barreiras ambientais e arquitetônicas, discriminatórias e segregadoras, que reduzem a acessibilidade.
Construir da acessibilidade é um desafio cotidiano para reduzir as dificuldades que uma parcela da população tem para atravessar ruas, subir rampas, acessar ao ônibus, dentre outros. Uma série de obstáculos pode impedir o acesso e a esses obstáculos dá-se o nome de barreiras. Essas, que às vezes são imperceptíveis, dificultam o acesso, a permanência, a percepção e a relação do usuário com o seu ambiente.
2 mobiliario urbano acessivel a palavra acessibilidade é um conceito moderno utilizado para abordar o tema da deficiência e das restrições à locomoção. derivada do latim acessibilidade, essa palavra é utilizada para qualificar o que se pode chegar facilmente ou ainda, o que fica ao alcance. a norma brasileira abnt nbr 9050: 2004, que trata da acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, define acessibilidade como sendo a possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização com segurança e autonomia de edificações, espaço, mobiliário ou equipamento urbano.
Para a determinação das dimensões referenciais, a norma brasileira ABNT NBR 9050: 2004 consideram as medidas entre 5% a 95% da população brasileira. Dessa