Trabalho Mo A
O osso é uma estrutura encontrada apenas nos animais vertebrados, formado por um tipo de tecido conjuntivo (tecido ósseo). É caracterizado por uma matriz extracelular endurecida pela presença de compostos de cálcio em sua estrutura.
O conjunto dos ossos de um animal é o esqueleto, que sustenta o corpo e serve de apoio para os músculos, permitindo assim o movimento, principalmente pelo princípio da alavanca. Certos conjuntos de ossos protegem alguns órgãos internos, como o crânioque protege o cérebro.
Nem todos os animais vertebrados possuem ossos em seu esqueleto, como por exemplo o tubarão, com esqueleto exclusivamentecartilaginoso.
Os ossos também possuem relação com o metabolismo do cálcio, e a medula óssea está relacionada com a formação das célulasdo sangue. O estudo dos ossos chama-se osteologia. O esqueleto humano adulto tem normalmente 206 ossos com sua identificação própria, mais um número variável de ossos sesamoides (pequenos ossos de diversas partes do corpo – o nome faz alusão à semente de sésamo, pela semelhança no formato).
Os ossos são classificados quanto ao seu formato e segundo a predominância de umas de suas dimensões (comprimento, largura ou espessura) sobre as outras duas. Assim temos as seguintes classificações:
Ossos longos onde o comprimento é maior que a largura e espessura. São longos, espessos e tubulares.
Os ossos longos apresentam duas extremidades, denominadas epífise e um corpo, chamado de diáfise. Este possui em seu interior um canal medular onde aloja a medula óssea.
Nos ossos ainda não ossificados (adolescência) é possível visualizar um disco cartilaginoso ou cartilagem epifisária, entre epífise e diáfise, relacionadas com o crescimento ósseo.
Ossos curtos apresentam equivalência nas três dimensões. São curtos, largos, espessos e cubóides. Encontrados apenas nos carpos (mão) e tarsos (pé).
Ossos laminar ou plano possuem comprimento e largura iguais em relação à espessura. Geralmente apresentam funções de