Trabalho minha terra tem palmeiras
1 Introdução 3
2 Desenvolvimento 5
3 Conclusão 8
4 Referências 10
1 Introdução
Minha terra tem palmeiras relata a história de um dos casos de sucessos feitos pelo Sebrae em conjunto com pequenos agricultores da comunidade e parceiros locais em um pequeno município chamado Lago do Junco no Maranhão. Devido a ausência de um posto médico local e em razão da falta de recursos da comunidade para adquirir remédios o uso de plantas medicinais tornou – se uma prática no tratamento de várias doenças nesta região especialmente os que vivem na zona rural. No município de Lago do Junco, essa prática diferenciou – se em virtude de a comunidade tê – La transformado em uma forma de melhorar sua qualidade de vida, por meio da implantação do horto e da farmácia fitoterápica, que foi resultado do fórum de desenvolvimento local, em 1999, tendo como principais parceiros a Prefeitura, a Paróquia São José e as lideranças locais.
Com todo o apoio do Sebrae e com uma analise precisa da economia local, tipo de região e principais cultivos da comunidade foi possível concluir que a médio prazo, era possível produzir o suficiente para exportar o excedente que não for assimilado pelo mercado local.
Com predominante vegetação de palmeira de babaçu, planta que outrora estendia – se por toda região dos cocais e que, por causa da expansão da pecuária, viu – se ameaçada. Da palmeira do babaçu produziam – se telhado, óleo, sabonete, esteira, cesto, abanador, carvão para fazer fogo, além de alimentos com propriedades medicinais: bom como antiinflamatório, bom para o estômago. Com o acompanhamento dos consultores toda a comunidade local pode ver com seus olhos o trabalho progredir através da cooperativa de quebradeiras de coco que passaram a vender para a indústria de cosméticos Body Shop, com lojas no mundo inteiro. A empresa adquiria 25% de toda produção de óleo das quebradeiras de coco de oito povoados, pagando o