Trabalho metodos ordenação
Este trabalho descreve um estudo sobre os algoritmos de ordenação Selection, Merge e Quick, analisando suas características e utilizações, bem como as principais vantagens e desvantagens de cada um. Também são descritos os testes realizados para analisar a performance de cada um destes algoritmos.
1.Merge Sort:
O merge sort realiza a ordenação dividindo uma sequencia de elementos em sequencias menores recursivamente, que serão ordenadas e depois serão combinados de forma ordenada.
As principais vantagens deste algoritmo são a facilidade na implementação e a sua complexidade (O(n log2 n)). A principal desvantagem é a utilização de funções recursivas que acarretam em um maior uso de memória.
2.SelectionSort:
O selectionsort realiza a ordenação buscando o menor elemento de uma sequencia e trocando este elemento pela primeira posição, repetindo este procedimento para as posições restantes, até restar somente um elemento.
As principais vantagens deste algoritmo são a facilidade na sua implementação e o número baixo de movimentações para completar a ordenação. A principal desvantagem é sua complexidade (O(n²)) e não é muito eficiente.
3.QuickSort:
O quicksort é o método de ordenação mais eficiente na maioria das situações. Este método ordena uma lista de elementos, inicialmente selecionando um destes elementos como pivô. Depois a lista é organizada em duas partições, de modo que todos os elementos menores se encontrem antes deste pivô e todos os maiores depois deste pivô. Então, o processo se repete para estas partições, até que a ordenação esteja completa.
As principais vantagens deste algoritmo são a eficiência máxima que pode ser alcançada (O(n log n)), e a velocidade na execução. As principais desvantagens são a dificuldade de sua implementação e a complexidade no pior caso (O(n²)).
Testes
Os testes consistiram na execução de cada um dos algoritmos utilizando a mesma lista de elementos. Foram realizados três testes para cada