Trabalho metodologia
Seu lugar na experimentação é qualitativo. A Idade Média desvalorizava a preocupação com a técnica, pois pensar além do que estava escrito na bíblia era considerado pecado, por que eles acreditavam que o conhecimento era finito e acabado e que não existia nada além de Deus, para eles a busca do conhecimento é vista como imediação dos fatos.
3) Que exceções se contrapõem ao pensamento contemplativo medieval?
As exceções que se contrapõem á tradição medieval são: Roger Bacon, que procura aplicar o método matemático á ciência da natureza tentando experimentá-la no campo da óptica o que para época era totalmente incompatível com a visão religiosa. A alquimia teve uma importância muito grande na descoberta de novas substâncias químicas. As técnicas descobertas eram com freqüência guardada em segredo e os documentos criavam uma série de superstições que prejudicavam a avaliação objetiva das reais descobertas dessa química., . Também na alquimia, efetuam a passagem do ocultismo para o estudo racional, pela sistematização dos fatos observados durante gerações e em trabalhos de laboratório. Outra exceção na Idade Média é a contribuição dos árabes, eles conhecem a cultura grega e iniciam a sua divulgação através de traduções e da criação de centros de estudos, Na astronomia, aperfeiçoam os métodos trigonométricos para o cálculo das órbitas dos planetas. Na medicina, transmitem as obras de Hipócrates e Galeno, além de organizarem um trabalho original de sistematização.
5) Quais são as conseqüências da decadência da escolástica para a ciência?
A Obscuridade do pensamento, as pessoas não tinham liberdade de expressão, tendo que esconder seu conhecimento. Pois, posturas contrárias à reflexão, obstruíam as pesquisas e a livre investigação. A inquisição era bem rigorosa em seus julgamentos, então se considerassem algo proibido, simplesmente não era divulgado e