Trabalho Metep
CURSO DE HISTÓRIA
DISCIPLINA DE METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO EM HISTÓRIA II
ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO
CAMPO MOURÃO, ABRIL DE 2014
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Em relação ao livro didático adotado pelos primeiros anos, “História – 1° volume”, da editora Saraiva, este é organizado pela seguinte equipe de professores e professoras, doutores e doutoras em História, sob a coordenação do primeiro: Ronaldo Vainfas, Sheila de Castro Farias, Jorge Ferreira e Georgina dos Santos.
O livro contém 400 páginas. Isso se explica pelo fato das turmas do ensino médio voltarem a estudar os mesmos conteúdos aprendidos no ensino fundamental de forma mais profunda e intensa.
O volume está dividido em 06 unidades que subdividem-se em 23 capítulos. Os assuntos trabalhados acontecem de forma cronológica, indo da Pré-História ao fim do século XVII com a Revolução Gloriosa na Inglaterra. Ao final de cada capítulo há um Roteiro de Estudos com questões discursivas sobre os tópicos mais importantes do capítulo e, também, questões objetivas retiradas de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), além de atividades a serem desenvolvidas em grupos, a fim de estimular debates sobre algum aspecto estudado no livro.
Para a elaboração desse livro, os autores e autoras usaram como referências: Jean Delumeau, Jacques Le Goff, Mex Weber, Norbert Elias e Jacob Burckhardt.
Podemos perceber a importância do livro didático, pois, nessas aulas, era o único recurso didático. Em conversa, as duas professoras salientaram a importância do livro no encaminhamento da aula.
Como traz Rüsen (2011):
“Todos os especialistas estão de acordo em que o livro didático é a ferramenta mais importante do ensino de história. Por isso recebe ampla atenção inclusive por parte daqueles interessados pelo ensino de história na escola e seu significado para a cultura política. [...]