Trabalho metalurgia
O Minério de Ferro é uma rocha a partir da qual pode ser obtido o Ferro, que é a matéria-prima essencial para a produção de aço. As reservas de minério de ferro alcançam cerca de 370 bilhões de toneladas, que estão concentradas em poucos países, sendo que cinco deles detêm 77% do potencial de extração do produto. A comercialização depende de suas características físicas, referentes ao tamanho das partículas (granulometria), e químicas, que corresponde aos teores de ferro e outras impurezas associadas ao minério.
Como a maioria do minério de ferro é encontrado em partes subterrâneas, sua exploração é feita a partir de explosivos, no qual formam-se imensas crateras que possibilitam a retirada dos mesmos.
As principais áreas de concentração de minério de ferro são: Quadrilátero Central ou Ferrífero (MG): localizado no centro-sul de Minas Gerais, projeto Carajás: a serra dos Carajás se localiza no sudeste do Pará, onde foi encontrada, no final da década de 60, a maior província mineral do planeta com enorme abundância de ferro,
Alumínio
O alumínio é o mais abundante elemento metálico da Terra, sendo o mais moderno dos metais comuns, tendo sido isolado em 1825 e introduzido ao público em 1855. O seu desconhecimento ao longo do tempo, deve-se ao fato de que, ao contrário de outros elementos metálicos (cobre ou ferro), ele não ocorre naturalmente em sua forma metálica, existindo sempre em combinação com outros elementos, principalmente o oxigênio, com o qual forma um óxido extremamente duro, conhecido como alumina.
O alumínio não aparece na forma pura na natureza. A crosta da terra realmente compõe-se de compostos de alumínio de 8.5 % incluindo outros elementos. As concentrações mais altas de alumínio podem ser encontradas no minério de bauxita, que é extraído em explorações mineirais na Austrália, América Latina e a África.
Os métodos de lavra dos minérios de bauxita variam de acordo com a natureza dos corpos mineralizados das jazidas. A lavra desses