Trabalho mercado financeiro
Capítulo 1- Introdução ao Mercado Financeiro
Questões Discursivas
1. Conceitue poupança e investimento.
Poupança é definida como parte da renda não consumida. O indivíduo racional concorda em trovar um poder de consumo presente e certo por um poder de consumo futuro e incerto, se houver a expectativa de que este será maior que o primeiro.
Investimento é a utilização dos recursos poupados, próprios ou de terceiros para ampliar a capacidade produtiva.
2. Caracterize as unidades econômicas superavitárias e as deficitárias.
Unidades econômicas superavitárias representam o desejo de investir inferior à capacidade de poupança, ou seja, possuem recursos em excesso.
Unidades econômicas deficitárias representam desejo de investir superior à capacidade de poupança, ou seja, necessitam de recursos.
3. Indique a remuneração que as instituições financeiras recebem ao reter um risco.
Spread.
4. Pela Lei nº 6.385/76, como ficaram caracterizados os títulos de valores mobiliários e, posteriormente, quais foram adicionados?
Ficaram caracterizados como ações, partes beneficiárias, debêntures, cupões desses títulos, bônus de subscrição e certificados de depósito de valores mobiliários, excluindo-se desse conceito os títulos da dívida pública federal, estadual ou municipal e os títulos cambiais de responsabilidade de instituição financeira, exceto as debêntures. Além desses, a referida lei autorizou que outros títulos criados ou emitidos pelas sociedades por ações sejam considerados valores mobiliários a critério do Conselho Monetário Nacional.
5. O que diz a Lei da Reforma Bancária (Lei nº 4.595/64) no artigo 17? Qual crítica pode ser feita a esse artigo?
A Lei da Reforma Bancária (Lei nº 4.595/64), em seu artigo 17, conceitua instituições financeiras como “pessoas jurídicas públicas ou privadas, que têm como atividade principal ou acessória a coleta, intermediação ou aplicação de recursos financeiros próprios ou de terceiros,