Trabalho Mente Brilhante
Curso de Engenharia de Produção
TEORIA DOS JOGOS
Resenha sobre o filme “ Uma Mente Brilhante”
Fernanda Castoldi C. Costa
Tainara Nascimento
Rio de Janeiro
Abril. 2015
I – CONTEXTUALIZAÇÃO
O filme “Uma Mente Brilhante apresenta a história de vida do matemático John Nash, um brilhante matemático que sofria de esquizofrenia e cujas idéias tiveram grande influência no campo da matemática, da economia e da teoria dos jogos. A história inicia com o ingresso de John na Universidade de Princenton, quando ganhou uma bolsa de estudo em setembro de 1944 e com um discurso de boas vindas do Professor Helinger aos futuros matemáticos da universidade de Princeton, mostrando-lhes a sua importância no mundo. Após o discurso do Professor, os alunos concentraram-se no jardim da universidade para um cocktail. Nash conhece alguns colegas como Sol, Martin e Bender. John é desde logo descrito como um rapaz muito tímido, introvertido e pouco sociável.
Logo no início do curso John conhece seu colega de quarto Charles, que se tornaria seu melhor amigo. Ele considerava as aulas da universidade chatas, nada atrativas e uma perda de tempo. Foi então que objetivando reconhecimento do meio científico, passou a buscar uma idéia original. No jardim da universidade, enquanto os colegas estão a jogar o um jogo de tabuleiro, John observa os pombos com o objectivo de calcular um algoritmo que defina o movimento.
Após alguns meses, o Professor Helinger encontra Nash e avisa que a universidade está terminando as avaliações de meio do ano e decidindo quais os pedidos de colocação que irão apoiar. O Professor o avisa que ele não merece colocação, pois, ao contrário dele, os seus colegas foram às aulas e apresentaram relatórios e fala que não é suficiente apenas eles estar em busca a da “ideia original”.
Depois da conversa com o Professor, Jonh observa os cálculos feitos nos vidros das janelas do seu quarto e ao constatar