Trabalho mental
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM E LICENCIATURA
CONCEPÇÕES, SABERES E PRÁTICAS DO CUIDAR EM SAÚDE MENTAL
RELATÓRIO DE CAMPO E AVALIAÇÃO DA DISCILINA
NITERÓI
2013
RELATÓRIO DE CAMPO E AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA
Trabalho apresentado à disciplina de Enfermagem Concepções, Saberes e Práticas do Cuidar em Saúde Mental, do departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica, da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, como requisito parcial para a aprovação na disciplina citada.
Niterói
2013
RELATÓRIO DE CAMPO
O meu estágio foi vivenciado na turma de terça-feira, no centro de convivência de Jurujuba. No primeiro dia de ETP fomos recepcionados pelo psicólogo Franklin, que é o responsável pelo centro. Nesse dia ele fez uma ambiência do local, e nos explicou que eles estavam realizando as suas atividades nesse espaço à pouco tempo e que dividiam o mesmo com um outro grupo de inclusão social no momento. Nesse mesmo dia ele nos explicou o funcionamento do local e nos explicou que na terça a tarde, no momento, eles estavam sem atividades, o que poderia nos prejudicar um pouco em relação ao ETP, problema esse que foi solucionado rapidamente.
O centro de convivência possui um trabalho muito diferenciado e importante. Ele faz uma verdadeira inclusão social, não no sentido de mostrar para os portadores de patologias mentais que eles podem levar uma vida normal, mas sim de mostrar a sociedade que eles podem conviver normalmente como eles, pois são pessoas como nós.
O trabalho deles consiste em várias oficinas, como música, pinturas e passeios culturais. Tive a oportunidade de acompanhar um grupo ao Teatro Municipal de Niterói e foi super interessante.
O centro de convivência são espaços públicos, que fazem parte da rede de atenção em saúde mental, onde são oferecidos ás pessoas com transtornos