Trabalho melhores inroduçoes
1184 palavras
5 páginas
2. O principal traço da cosmologia pré-socrática é o seu materialismo primitivo.A filosofia pré-socrática, não obstante a simplicidade do seu tema especulativo e o primitivismo materialista de muitas das suas concepções, adquiriu pela primeira vez para a especulação a possibilidade de conceber a natureza como um mundo e pôs como fundamento desta possibilidade a substância, concebida como princípio do ser e do devir. Escolho Anaximandro. Ele foi o primeiro a designar a substância única com o nome de principio e reconhecia este principio não na água ou no ar ou em qualquer outro elemento particular, mas no infinito, isto é, na quantidade infinita da matéria, de que todas as coisas tiram a sua origem e em que todas as coisas se dissolvem quando termina o ciclo que lhe foi estabelecido- por uma lei necessária.
4. => O desenvolvimento da reflexão e o ensino da retórica, em princípio a partir do século I d.C., na prática a partir do século II, no Império romano.
=> A principal doutrina sofística consiste, em uma visão relativa de mundo (o que os contrapõe a Sócrates que, sem negar a existência de coisas relativas buscava verdades universais e necessárias). A principal doutrina sofística pode ser expressa pela máxima de Protágoras: "O homem é a medida de todas as coisas".
=> Tal máxima expressa o sentido de que não é o ser humano quem tem de se moldar a padrões externos a si, que sejam impostos por qualquer coisa que não seja o próprio ser humano, e sim o próprio ser humano deve moldar-se segundo a sua liberdade.
7. por que ele fazias as pessoas pensar criticamente sobre o mundo e tudo mais e isso foi levado a atenas como desreispeito a os deus.
8. A visão de Sócrates sobre a filosofia é puramente antropológica, tal como os seus contemporâneos sofistas ele buscava a compreensão do ser do homem como possibilidade para a vida em sociedade.
11. Ontologia significa “estudo do ser”. A palavra é formada através dos termos gregos “ontos” (ser) e