Trabalho MedLegal

621 palavras 3 páginas
AFOGAMENTO

-Conceito e meio de ação Afogamento é a asfixia no meio líquido: pode ser água, tanque de coca-cola, álcool, gasolina etc. Num primeiro momento, o afogado tem a fase de surpresa: fica agitado e segura ao máximo a respiração. Quando não agüenta mais, respira profundamente inundando os pulmões de água. Entra em concussão e morte aparente. Após isso, o coração bate por mais ou menos 9 minutos.
-Lesões externas:
Baixa da temperatura da pele;
Pele anserina;
Contração de determinadas partes do corpo.
-Lesões internas:
Inundação das vias aéreas com liquida;
Lesão dos pulmões;
Liquido no aparelho digestivo.

-Diagnóstico e prognóstico Um cadáver dentro da água, pela sua densidade, tende a afundar. Durante as primeiras 24 horas, o cadáver fica submerso, depois disso ele vem à tona, porque o processo da putrefação humana, na sua segunda fase, produz uma enorme quantidade de gases (fase gasosa). Esses gases fazem com que o cadáver venha para a superfície. Em um cadáver putrefato, a certeza de que ocorreu o afogamento é dada pela análise comparativa do sangue da aurícula direita e esquerda do coração. O sangue com oxigênio vai para a periferia. Num afogamento, a água passa para a pequena circulação e mistura-se com o sangue. Se for retirado sangue do lado direito do coração e sangue do lado esquerdo, que veio do pulmão, o sangue mais diluído será o da aurícula esquerda, que é aquele que veio da pequena circulação. O sangue que veio da aurícula direita será mais concentrado. Isso dará a certeza se houve ou não afogamento.

-Perícia Pela análise do sangue, pode-se, também, dizer em qual tipo de líquido ocorreu o afogamento.
ESGANADURA

-Conceito e meio de ação. Esganadura é a constrição do pescoço por um membro do corpo humano: mãos, pés, cotovelos, joelhos. A esganadura é sempre um homicídio, porque a força constritiva será sempre um segmento do corpo humano.
-Lesões externas:
Marca dos dedos
Equimoses
Escoriações

-LESÕES INTERNAS: Infiltrações hemorrágicas

Relacionados

  • Violencia sexual
    45842 palavras | 184 páginas