trabalho mecânica 2
1.1 Contexto das estruturas: Com o aumento da população urbana, criou-se uma necessidade de alojar mais pessoas e/ou escritórios numa menor área construída. A partir disso, notou-se o aperfeiçoamento das construções verticais, com estruturas cada vez mais resistentes e que permitem a construção de prédios mais altos com custos menores. Numa estrutura reticulada de concreto armado, como é o caso explorado, estudaremos a transmissão dos esforços para as vigas e pilares, e destes para as fundações, completando assim o sistema. A partir disso, discutiremos as vantagens e desvantagens dos sistemas adotados. Esse é o caso da estrutura de edifício de múltiplos pavimentos. No segundo caso, teremos uma estrutura de cobertura metálica, onde exploraremos as treliças, explicitando os esforços, direções, etc, que permitem galpões com alturas maiores. Os galpões têm diversos fins, sendo o estoque de materiais como o principal deles. Além de toda a parte estrutural, discutiremos o uso de partes associadas às estruturas, como alguns aspectos dela. Um exemplo disso será uma discussão feita entre o uso de lajes nervuradas ou lajes maciças.
‘1.2 Objetivos: Com esse trabalho, temos como objetivo aumentar nosso conhecimento e sensibilidade em engenharia, especialmente em estruturas de edifícios de múltiplos pavimentos e coberturas, porque é muito importante visitarmos obras e vermos na prática como funcionam algumas situações da engenharia. O relacionamento dos conhecimentos que obtemos em sala de aula com a realidade faz com que aprendamos melhor o conteúdo abordado.
1.3 Partes constituintes do trabalho: Nas visitas feitas, várias fotografias das estruturas foram tiradas, visando uma exposição nesse trabalho, com as devidas explicações do funcionamento de tais estruturas. Algumas que não forem inseridas na explicação das estruturas estarão em anexo, como a foto dos integrantes da equipe nos