trabalho materiais1
Agregados são fragmentos de rocha originados de ação mecânica promovida pelo homem isto é, materiais inertes que, no início do desenvolvimento do concreto, eram adicionados à massa de cimento e água, para dar-lhe “corpo”, tornando-a mais econômica. Eles representam cerca de oitenta por cento do peso do concreto. Por isso apresentam grande importância na industria de construção civil, aumentando a resistência ao desgaste, e economia na produção de concreto.
A análise granulométrica consiste na determinação das dimensões das partículas que constituem as amostras (presumivelmente representativas dos sedimentos) e no tratamento estatístico dessa informação. Basicamente, o que é necessário fazer, é determinar as dimensões das partículas individuais e estudar a sua distribuição, quer pelo peso de cada classe dimensional considerada, quer pelo seu volume, quer ainda pelo número de partículas integradas em cada classe.
As características de um agregado podem ser efetuada através de seus parâmetros físicos, através de peneiração. Eles servem, além do mais, para compará-lo com outros elementos envolvidos no concreto, conforme descreve a Tabela 1 e suas normas conforme da NBR propõe para o uso correto dos agredados.
Tabela 1. Classificação de agregados
Classificação dimensional dos agregados
Agregado graúdo
4,75mm (nº4) / 75mm(3")
Agregado miúdo
0,150mm(#100) / 4,75 mm
Pedrisco
4,75 mm / 12,5 mm (1/2")
Pó de pedra
<6,3 mm (1/4")
Filler
< 0,150mm
Normas Técnicas Pertinentes: NBR 7211- Agregado para concreto – Especificação, 1983. NBR 5734 – Peneiras para ensaio com telas de tecido metálico – Especificação. NBR 7217 – Determinação granulométrica da composição dos agregados – Método de ensaio.
OBJETIVO
Através do ensaio de granulometria, do peneiramento e com a finalidade de obter a curva granulométrica de um solo