Trabalho Materiais 2
TREM
DE POUSO
Materiais de construção mecânica 2
Introdução do trabalho
O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de um cilindro de trem de pouso fabricado em material composto, das quais seguem normas especificas ( F.A.R. – Federal Aviation Regulations- Part 23), que é a agência reguladora americana.
Introdução do Material
O aço SAE 4340 é um dos aços mais usados, quando o assunto é cilindros de trem de pouso, de acordo com suas propriedades. O aço SAE 4340 é um aço com elevada temperabilidade, ligado com o
Cromo Níquel e Molibdênio. É um aço usado quando se deseja uma combinação de resistência mecânica média, resistência à fratura e elevada resistência a fadiga.
Características
O aço SAE 4340 tem como características um aço para beneficiamento de alta resistência mecânica, elevada temperabilidade, alta tenacidade, baixa usinabilidade e baixa soldabilidade. É usado em peças com alta solicitação mecânica.
Após temperado o aço SAE 4340 pode chegar até 100 kgf/mm² e sua dureza pode alcançar 300 HB, mas sua principal característica é que é capaz de alcançar elevadas resistências em seções grandes, boa resistência ao choque e aos efeitos da fadiga.
Composição Química
•
CARBONO
Quantidade entre 0,38 - 0,43%
É um dos principais elementos da liga no aço. A principal propriedade conferida ao aço pelo carbono é a dureza. Aumenta, também, o limite de resistência à tração e a temperabilidade, mas diminui a tenacidade.
• MANGANÊS
Quantidade entre 0,60 - 0,80%
Aumenta a temperabilidade, a soldabilidade e o limite de resistência à tração, com diminuição insignificante na tenacidade. Em grandes quantidades e em presença de carbono aumenta muito a resistência à abrasão.
•
SILÍCIO
Quantidade entre 0,15 - 0,35%
Eleva os limites de escoamento de resistência dos aços, apresentam boa capacidade de têmpera.
•
CROMO 0,70 - 0,90%
Elemento que favorece a formação de carbonetos, aumenta a dureza, a resistência à tração, a temperabilidade e em grandes